Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

Buscar   OK
Brasil
Publicada em 06/09/18 às 05:37h - 43 visualizações
90% das pessoas querem mais contato com a natureza
O raio-x sobre o que pensam os brasileiros sobre as áreas protegidas e o meio ambiente é fruto de uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência e encomendada pelo WWF-Brasil.

Radio Vida Eterna


Pequena queda d'água no córrego em Cáceres MT  (Foto: Agnaldo Ramos)
O brasileiro quer ficar mais perto da natureza, acha que o desmatamento é a maior ameaça para a natureza e acredita que cuidar do verde é uma responsabilidade também do cidadão. O raio-x sobre o que pensam os brasileiros sobre as áreas protegidas e o meio ambiente é fruto de uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência e encomendada pelo WWF-Brasil.

Os pesquisadores foram a campo, em todas as regiões do país, entre os dias 21 e 26 de junho deste ano, e realizaram 2.002 entrevistas com homens e mulheres com idade a partir de 16 anos. A amostra tem representativa nacional. Essa é a segunda vez que o Ibope faz esse levantamento. A primeira foi em 2014.

Veja alguns dos resultados do levantamento realizado:
Contato com a natureza

A pesquisa deixa claro um aumento do interesse dos brasileiros pelo tema. O desejo de mais contato com a natureza aumentou. Noventa e um por cento dos perguntados afirmaram que gostariam de ter mais contato com a natureza do que têm hoje em dia, o percentual em 2014 era de 84%. Ao mesmo tempo, 54% não estão satisfeitos com as áreas verdes em suas cidades, o número era 56% há quatro anos.
Ameaça à natureza

O desmatamento das florestas é considerado a maior ameaça para a natureza, com 27% das menções, seguido pela poluição das águas (26%).

Orgulho nacional

Perguntados sobre os motivos que os brasileiros consideram razões de orgulho para o país houve uma queda em relação ao ano de 2014, quando 58% dos brasileiros entrevistados afirmaram orgulho do meio ambiente e suas riquezas. Esse número cai para 39% em 2018. Apesar disso, o meio ambiente ainda lidera o ranking de orgulho nacional.

Serviços ambientais (Benefícios) das Unidades de Conservação

Quando apresentados a uma cartela indicando os possíveis benefícios (serviços ambientais) que as Unidades de Conservação geram para a sociedade, os entrevistados apontam a melhoria qualidade do ar (51%), proteção de nascentes e rios (45%) e proteção da diversidade de animais e plantas (44%) como principais benefícios.
Fonte: ICMBio
Com informações do OECO

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.




No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Publicidade Lateral
Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 4979 Usuários Online: 10


Parceiros

Ouça, Ore, Contribua e divulgue essa Rádio. Canal de Benção para vida de Todos.
Copyright (c) 2018 - Radio Vida Eterna - Todos os direitos reservados