Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

Buscar   OK
Mundo
Publicada em 06/09/18 às 05:20h - 10 visualizações
Japão começa a limpar estragos deixados por tufão; número de mortos sobe para 11
O Jebi, que significa “engolir” em coreano, foi o tufão mais poderoso a atingir o país em 25 anos

Radio Vida Eterna


Estragos deixados pelo tufão  (Foto: FOTO JIJI PRESS/AFP/JC)
Tóquio - O Japão começou nesta quarta-feira a limpar os estragos deixados  por um poderoso tufão que matou 11 pessoas, deixou centenas feridas e isolou um aeroporto com mais de 3 mil passageiros que passaram a noite comendo apenas banana e dormindo no chão ou em cadeiras.

O tufão Jebi, que significa “engolir” em coreano, foi brevemente um supertufão com a tempestade mais poderosa a atingir o Japão em 25 anos. Ele veio depois de meses de chuva forte, deslizamentos de terra, inundações e calor recorde que matou centenas de pessoas neste verão.

O número de mortos, que era de nove na manhã desta quarta, subiu para 11 no decorrer do dia.

Cerca de 3 mil turistas ficaram presos no aeroporto de Kansai, construído em uma área aterrada em uma baía perto de Osaka e conectado à principal ilha do país por uma ponte que ficou danificada após um navio-tanque se chocar contra a estrutura durante a tempestade.
Na tarde desta quarta, muitas pessoas haviam sido resgatadas de ônibus ou transportadas de navio do aeroporto, onde poças de água ainda eram visíveis na pista principal que foi inundada pela elevação do nível do mar.

"Mais do que qualquer outra coisa, eu realmente quero tomar um banho", disse uma mulher à emissora NHK.

Yoshihide Suga, chefe de gabinete do governo, disse na tarde desta quarta-feira que cerca de 470 pessoas ficaram feridas. Era incerto quando o aeroporto iria reabrir e algumas estradas e linhas de trem nas áreas afetadas ainda estavam fechadas, disse ele.

O número de domicílios sem energia, que chegava a mais de um milhão na terça-feira, foi reduzido pela metade, para 530 mil.

"O governo continuará a fazer todo o possível para enfrentar esses problemas com a maior urgência", disse Suga em entrevista coletiva.

A japonesa JXTG Nippon Oil & Energy encerrou pelo menos uma unidade em sua refinaria Sakai, capaz de produzir de 135 mil barris por dia em Osaka, devido a danos causados pelo tufão em parte da torre de resfriamento, informou o Ministério do Comércio.

Muitas fábricas de chips operam na região de Kansai. A Toshiba Memory, segunda maior fabricante mundial de chips de memória flash, monitorava de perto os desenvolvimentos da tragédia e pode precisar enviar produtos de outros aeroportos se Kansai continuar fechado, disse uma porta-voz.

Ela disse que a empresa não esperava um grande impacto porque sua fábrica em Yokkaichi (Mie) não havia sido afetada pelo tufão.

Pode levar vários dias para o aeroporto de Kansai ser reaberto, dependendo dos danos, disse o jornal Yomiuri, citando uma fonte não identificada.

Os ventos que em muitos lugares atingiram o mais forte já registrado no Japão, de acordo com a Agência Meteorológica, deixaram uma série de estragos, com frutas e legumes, muitos prestes a serem colhidos, atingidos duramente.

O primeiro-ministro Shinzo Abe, que foi criticado em julho por uma resposta inicialmente lenta a enchentes devastadoras naquele mês, publicou atualizações sobre os esforços de resgate em Kansai.

O Jebi atingiu partes do oeste do Japão atingidas por chuvas e inundações em julho, que mataram mais de 200 pessoas, mas a maior parte do dano desta vez pareceu ser do vento.

Fotos: Reuters
Veículos danificados pelo tufão Jebi são vistos em Kobe; ponte que dá acesso ao aeroporto de Kansai ficou intransitável
Vídeo: Alternativa Japão



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.




No Ar
Cristo é a Resposta com Pr Simonides Silva
Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Publicidade Lateral
Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 3655 Usuários Online: 5


Parceiros

Ouça, Ore, Contribua e divulgue essa Rádio. Canal de Benção para vida de Todos.
Copyright (c) 2018 - Radio Vida Eterna - Todos os direitos reservados